Nosso Primaz

Dom Bernardo Muricy, OHB

Dom Bernardo da Ressurreição, OHB

O Arcebispo Primaz da Igreja Católica Ortodoxa Celta é Dom Bernardo da Ressurreição, ohb . Vive como hesicasta urbano da Ordem Hesicasta do Brasil na cidade de Feira de Santana (Bahia).  É no seu hesicastério que temos a sede nacional da Igreja Católica Ortodoxa Celta - ICOC. Ele foi sagrado Bispo em 2013.

Dom Bernardo tem Mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia, foi monge da Ordem Cisterciense na década de 90, estudando filosofia e teologia no ambiente monástico e a tradição da vida monástica no ocidente através da tradição beneditina. É professor com trinta anos de experiência no Ensino Médio e Ensino Superior, atuando em diversas escolas e Universidades.

Dom Bernardo foi Sagrado Bispo pela sucessão apostólica Latina (Romana) através de Dom Eduardo Quintella de Belo Horizonte, Bispo Católico independente, que foi Sagrado por Dom Emmanuel Milingo que, por sua vez, foi Sagrado pelo Papa Paulo VI em 1969 ( verificar  no item Sucessão Latina). Possui a linha de sucessão ortodoxa (Patriarcado de ALEXANDRIA) através de Dom Angelo de São Rafael, OHB (Dom Angelo Crisóstomo), que foi Bispo da Igreja  Ortodoxa Autocéfala Grega ( verificar no item Sucessão Ortodoxa).

No dia 09 de janeiro de 2017, em Feira de Santana, na Capela Episcopal de Santa Barbara, São Sérgio e São Baco, Dom Angelo, utilizando rito ortodoxo próprio, confirma a transmissão da sucessão ortodoxa para Dom Bernardo.”

Brasão de Armas de Dom Bernardo

Brasão de Armas de Dom Bernardo Muricy

Não colocamos fotos dos nossos Bispos, clero e irmãos, pois entendemos que a vida monástica hesicasta necessita do anonimato e da quietude, qualquer informação o e-mail do Primaz e do site são os melhores meios de comunicação

Voce pode entrar em contato direto com nosso Arcebispo pelo email:

Sucessão Apostólica da ICOC

Dom Emanoel da Silva
Igreja Ortodoxa Grega (Patriarcado de Alexandria)
Dom Petrus Haros, Arcebispo Primaz da Igreja Ortodoxa Autocefala Grega.
Dom Ionness de Santa Catarina
Igreja Greco Ortodoxa das Américas
Sagram Bispo Dom Ângelo Crisóstomos – Atenas (GRÉCIA) 16/04/2006
Dom Angelo de São Rafael, OSR ( Dom Angelo Crisóstomo)
confirma, em rito ortodoxo, a sucessão ortodoxa de Dom Bernardo (09/01/17):

Observação

Toda a documentação comprobatória sobre a sucessão ortodoxa está no item "Documentos" deste site ! É bom lembrar que a ICOC não faz parte do Patriarcado de ALEXANDRIA, nossa sucessão apostólica é que tem origem neste Patriarcado, pois a Igreja Autocéfala Grega era uma igreja particular e independente fundada Dom Dionysios de Makrogambrakis , Arcebispo deste Patriarcado, que tinha autocefalia dada pelo Patriarca Nicolau VI  na década de 80. A ICOC segue a tradição Ortodoxa de uma igreja particular, autocefala e suis generis. Na tradição Ortodoxa Celta temos Arcebispo ou Bispo Primaz (observar a nossa História e características da ortodoxia celta e ocidental no item "Origem e História" neste site ).

Dom Petrus com Dom Dionysios em Atenas (2005)

Dom PETRUS (sagrante de Dom Angelo) com Dom Dionysios em Atenas (2005).
Nesta foto Dom Petrus já era Bispo e fazia parte da Igreja canônica de Dom Dionysios!
Ordem Hesicasta do Brasil