Cultura Celta


No momento que nos aproximamos da cultura celta ficamos maravilhados com as riquezas de símbolos, ritos religiosos, arte, música e uma série de diversidade de valores em boa parte do território da Europa Ocidental. Ficam surpresos, aqueles que não conhecem esta história, que até a Península Ibérica (Portugal e Espanha) foi fortemente influenciada na Idade Antiga e inicio da Idade Média pela cultura e valores celtas. Então, não estamos nos referindo apenas a Irlanda ou Grã-Bretanha, mais a um espaço geográfico muito mais amplo e diversificado. Nós no Brasil, que temos, na maioria da população a herança portuguesa e espanhola, somos também herdeiros desta rica coleção cultural, linguística, mítica dos povos celtas!


Muitos Historiadores preferem denominar de “povos celtas”, justamente por esta multiplicidade geográfica em que esta população guerreira, que pioneiramente introduz o uso do ferro, foi progressivamente se instalando no território europeu, particularmente na França, Grã-Bretanha, Irlanda e Península Ibérica. E no processo de cristianização este valores serão absorvido, decodificados e redimensionados, mas nunca jogados fora. Por isto, como já apontamos em outro momento do nosso site, o cristianismo celta tem suas peculiaridades e características próprias.

Convidamos você para embarcar nesta viagem e buscar entender a riqueza destes povos, que nós brasileiros também somos herdeiros, e nos negaram este direto de conhecer e saber. A Igreja Católica Ortodoxa Celta  resgata e valoriza este rico acervo histórico e cultural que também é nosso. 

Comece sua viagem aqui...


Alguns símbolos da mística e da espiritualidade celta

A Cruz Celta

  • A Cruz Celta ou Cruz Céltica
  • A Cruz Celta


A Cruz Celta, ou Cruz Céltica,  o seu uso é mais remoto do que a cruz cristã como símbolo do cristianismo. A Cruz Celta é uma cruz com um círculo onde as barras verticais e horizontais se encontram, e representa a espiritualidade focada na criação.

De acordo com alguns estudiosos, seu uso remonta ao equilíbrio da vida e a eternidade, com a junção dos quatro elementos essenciais: água, terra, fogo e ar. 

Hoje, a Cruz Celta também é um dos símbolos do presbiterianismo, e das igrejas Batista e Anglicana reformadas, e representa o nascimento, morte e ressurreição de Cristo. O círculo, que na simbologia pagã representava o sol, agora representa a circularidade da vida, a renovação eterna. 

Ao usar a Cruz Celta, as igrejas afirmam as sua doutrina e identidade, revelando a espiritualidade de herança dos povos celtas. Nessa perspectiva, a Cruz Celta representa a vida eterna no reino de Deus.

Para os neo-pagãos, a Cruz Celta mantém a sua simbologia ancestral, e é usada como amuleto de proteção e também como um talismã para ajudar a ultrapassar obstáculos. É também um símbolo de fertilidade e prosperidade.

Triskle

Triskle


Associado aos quatro elementos básicos da natureza – a terra, o fogo, o ar e a água -, o triskle celta é o símbolo que sintetiza toda a sabedoria desse povo. Ele representa as três faces da mulher, considerada a expressão máxima da natureza: a anciã, a mãe e a virgem. Usado como talismã, esse objeto atrai as três principais qualidades femininas – ou seja, a intuição, a ternura e a beleza – e ajuda a obter proteção contra todos os males. A divindade relacionada a esse talismã é a própria natureza, cultuada pelos celtas.

A Música Celta


A expressão música celta refere-se aos estilos populares da Irlanda, Portugal, Escócia, Galiza, País de Gales, Ilha de Man, Cornualha e Bretanha, que usavam as formas tradicionais de danças e os improvisos dos trovadores. É caracterizada pelo ritmo vigoroso das danças, a utilização de flautas e de rabecas, e o uso de línguas locais nas letras das músicas.

Somente a partir dos anos 1960, com o Movimento Nacional Irlandês, o universo "celta" popularizou-se nos Estados Unidos e marcou o cenário pop das décadas de 60, 70 e 80. Nos anos 1990, explodiu nas paradas mundiais com o New Age e artistas como Enya.

Vamos ouvir e nos encantar...

Oração Celta

Oração Celta

Benção Celta

Benção Celta
Ordem Hesicasta do Brasil
Ordem Hesicasta do Brasil

Contato

Utilize o formulário abaixo para falar conosco.
CAPTCHA